ESCOLAS MUNICIPAIS ABREM INSCRIÇÃO PARA ASSISTENTE DE ALFABETIZAÇÃO

Sele­ciona­dos atu­arão no pro­gra­ma Mais Alfa­bet­i­za­ção, do Gov­er­no Fed­er­al

Prefeitura de Resende - ESCOLAS MUNICIPAIS ABREM INSCRIÇÃO PARA ASSISTENTE DE ALFABETIZAÇÃO

Crédi­tos: Cari­na Rocha

Após terem aderi­do ao pro­gra­ma Mais Alfa­bet­i­za­ção, desen­volvi­do pelo Gov­er­no Fed­er­al, 22 esco­las da Rede Munic­i­pal de Ensi­no abri­ram nes­ta sex­ta-feira, dia 27, as inscrições para os inter­es­sa­dos em atu­ar como assis­tentes de alfa­bet­i­za­ção. Para faz­er a inscrição, que vai até o dia 4 de maio, é necessário com­pare­cer a uma das esco­las inseri­das no pro­gra­ma levan­do o cur­rícu­lo. Os sele­ciona­dos poderão atu­ar como assis­tentes em até oito tur­mas, total­izan­do 40 horas de tra­bal­ho. Para isso, eles rece­berão uma aju­da de cus­to no val­or de R$150,00 por tur­ma.

Segun­do o pro­gra­ma, as ativi­dades desem­pen­hadas pelo assis­tente de alfa­bet­i­za­ção, que atu­ará jun­to com o pro­fes­sor regente da tur­ma, envolvem: par­tic­i­pação no plane­ja­men­to elab­o­ra­do em con­jun­to com a coor­de­nação da esco­la; cumpri­men­to da car­ga horária esta­b­ele­ci­da pelo pro­gra­ma; elab­o­ração e apre­sen­tação, à coor­de­nação, do relatório dos con­teú­dos e ativi­dades real­izadas men­salmente e que dev­erão ser inseri­das no sis­tema do Gov­er­no Fed­er­al. Além dis­so, ele tam­bém dev­erá cumprir suas tare­fas com respon­s­abil­i­dade, pon­tu­al­i­dade e assiduidade. Para a secretária munic­i­pal de Edu­cação, Rosa Frech, a ini­cia­ti­va terá uma importân­cia fun­da­men­tal no proces­so de alfa­bet­i­za­ção dos alunos.

- Este pro­gra­ma é uma estraté­gia do Min­istério da Edu­cação para for­t­ale­cer e apoiar as unidades esco­lares no proces­so de alfa­bet­i­za­ção dos nos­sos estu­dantes, reg­u­lar­mente matric­u­la­dos no primeiro e no segun­do ano do Ensi­no Fun­da­men­tal. Com certeza ele terá uma influên­cia pos­i­ti­va neste proces­so, pois as cri­anças rece­berão uma atenção redo­bra­da com a pre­sença dos assis­tentes nas salas de aula – disse Rosa Frech, lem­bran­do que o aux­il­iar tra­bal­hará dire­ta­mente nas áreas da leitu­ra, escri­ta e matemáti­ca.

Segun­do ela, em média, cada esco­la con­tará com um aux­il­iar, com exceção de algu­mas unidades, que deman­dam um número maior. Os sele­ciona­dos serão con­vo­ca­dos na medi­da em que a ver­ba do pro­gra­ma for dire­ciona­da à esco­la pelo Gov­er­no Fed­er­al. A ativi­dade de assis­tente de alfa­bet­i­za­ção é vol­un­tária, regi­da pela lei do vol­un­tari­a­do, nº 9.608/1998.

Con­heça as esco­las con­tem­pladas com o pro­gra­ma:

Abrahão Her­mano Riben­boim; Augus­to de Car­val­ho (Eng. Pas­sos); Bair­ro Vicenti­no; Clotilde de Souza Fer­reira; Dona Mar­iúcha; Esther Poli­ti; Fran­cis­co Quiri­no Diniz; Gov­er­nador Rober­to Sil­veira; Jardim das Acá­cias; Lídia Pires de Mag­a­l­hães; Maria de Assis Bar­boza; Ciep 489 Augus­to de Car­val­ho; Ciep 347 Dr. Jorge Miguel Jayme; Ciep 342 Ger­al­do da Cun­ha Rodrigues; Maria Dulce Freire Chaves; Mari­eta Salles Cun­ha; Noel de Car­val­ho; Pro­fes­sor Car­lin­hos; Sagra­do Coração; Suru­bi; Ade­laide Lopes Sal­ga­do; Het­elv­ina Carneiro; Rio Pre­to e João Rodrigues.