RESENDE SEDIA FÓRUM INTERMUNICIPAL DE ACOLHIMENTO FAMILIAR

Ini­cia­ti­va con­tará com a par­tic­i­pação de 12 municí­pios da região do Médio Paraí­ba

Prefeitura de Resende - RESENDE SEDIA FÓRUM INTERMUNICIPAL DE ACOLHIMENTO FAMILIAR

A Prefeitu­ra de Resende está dan­do mais um impor­tante pas­so para garan­tir os dire­itos bási­cos de cri­anças e ado­les­centes. Na próx­i­ma quin­ta-feira, dia 3, a cidade vai sedi­ar o I Fórum Inter­mu­nic­i­pal Sobre Acol­hi­men­to Famil­iar. O even­to, que será real­iza­do das 8 às 17h, no Espaço Z, visa incen­ti­var os gestores e profis­sion­ais de out­ros municí­pios a implantarem pro­gra­mas de acol­hi­men­to em suas cidades, como o Família Acol­he­do­ra desen­volvi­do em Resende. A ini­cia­ti­va con­siste em cadas­trar famílias que este­jam aptas a acol­her cri­anças e ado­les­centes que tiver­am seus dire­itos vio­la­dos, ofer­e­cen­do a eles a pos­si­bil­i­dade de uma refer­ên­cia famil­iar em um ambi­ente sadio.

De acor­do com a pro­gra­mação do fórum, o perío­do da man­hã será ded­i­ca­do à real­iza­ção de palestras, que serão min­istradas por psicól­o­gos da Prefeitu­ra e do Tri­bunal de Justiça. Os temas abor­da­dos serão: O tra­bal­ho das equipes de acol­hi­men­to famil­iar dire­ciona­do à família de origem; A inter­seção do Cen­tro de Refer­ên­cia Espe­cial­iza­do de Assistên­cia Social (CREAS) com a equipe de acol­hi­men­to famil­iar; Expli­cação dos trâmites judi­ci­ais de uma cri­ança que teve seus dire­itos ameaça­dos; e Fun­ciona­men­to do pro­gra­ma em Resende, com ênfase nas mudanças metodológ­i­cas ado­tadas pela atu­al admin­is­tração.

Já durante a tarde, o públi­co pre­sente terá a opor­tu­nidade de par­tic­i­par de ativi­dades teóri­c­as e práti­cas, voltadas para a capac­i­tação dos par­tic­i­pantes. Segun­do os orga­ni­zadores do even­to, o I Fórum Inter­mu­nic­i­pal Sobre Acol­hi­men­to Famil­iar dev­erá con­tar com a par­tic­i­pação de rep­re­sen­tantes de 11 cidades da região do Médio Paraí­ba: Bar­ra do Piraí, Bar­ra Mansa, Ita­ti­a­ia, Pin­heiral, Piraí, Por­to Real, Quatis, Rio Claro, Rio das Flo­res, Valença e Vol­ta Redon­da, além de Resende.

- Acol­her uma cri­ança ou ado­les­cente que teve seus dire­itos vio­la­dos é um gesto de amor e de sol­i­dariedade, e isto já é uma real­i­dade em Resende, através do pro­gra­ma Família Acol­he­do­ra. Ago­ra, através deste even­to, quer­e­mos sen­si­bi­lizar out­ros municí­pios da nos­sa região a tam­bém adotarem esta ideia e implantarem seus pro­gra­mas munic­i­pais de acol­hi­men­to. Este fórum será um espaço aber­to à par­tic­i­pação de todos que pos­sam con­tribuir com este proces­so – disse o prefeito Dio­go Balieiro Diniz.

O que é o Família Acol­he­do­ra

Através do pro­gra­ma, as famílias cadastradas acol­hem vol­un­tari­a­mente em suas casas, por um perío­do pro­visório, cri­anças e ado­les­centes com idade entre zero e 17 anos e 11 meses, pos­si­bil­i­tan­do que eles ten­ham um cresci­men­to sadio, acom­pan­hado de afe­to e respeito às suas neces­si­dades indi­vid­u­ais. O acol­hi­men­to, reg­u­la­do pela Vara da Infân­cia e Juven­tude que emite um Ter­mo de Guar­da Pro­visória para a Família Acol­he­do­ra, tem duração de um ano, poden­do ser pror­ro­ga­do por mais seis meses, caso haja neces­si­dade.

Quem quis­er se tornar uma Família Acol­he­do­ra deve procu­rar a sede do pro­gra­ma na Rua Pandiá Calógeras, 157, no bair­ro Jardim Jalis­co, e se cadas­trar. O serviço, que tam­bém faz a seleção e preparação das famílias inscritas, fun­ciona de segun­da a sex­ta-feira, das 8 às 14h. Para se cadas­trar é pre­ciso ser morador de Resende há cin­co anos e ter, no mín­i­mo, 21 anos de idade. Podem se can­di­datar home­ns e mul­heres, solteiros ou casa­dos.