PREFEITURA ZERA FILA POR MAMOGRAFIA E VOLTA A FAZER O EXAME EM ATÉ 15 DIAS

Mul­heres chegavam a aguardar até dois anos para realizar o exame. Hoje, com fila zer­a­da, pro­ced­i­men­to voltou a ser feito em até duas sem­anas.

Prefeitura de Resende - PREFEITURA ZERA FILA POR MAMOGRAFIA E VOLTA A FAZER O EXAME EM ATÉ 15 DIAS

Crédi­tos: Ger­lecir de Oliveira

Quase três mil mul­heres aten­di­das e pre­venidas con­tra o câncer de mama. Este é o sal­do pos­i­ti­vo alcança­do pela Prefeitu­ra de Resende, através do Super Mutirão da Saúde, real­iza­do em 2017, e que está per­mitin­do que ago­ra, sem deman­da reprim­i­da, o exame pos­sa ser real­iza­do em até 15 dias.

Para alcançar este resul­ta­do, o gov­er­no munic­i­pal não mediu esforços: aumen­tou o número de exam­es real­iza­dos diari­a­mente, ampliou os horários de atendi­men­to do Cen­tro de Diag­nós­ti­co por Imagem (CDI), onde as mamo­grafias são feitas na Rede Munic­i­pal, e fir­mou con­vênios com a ini­cia­ti­va pri­va­da para acel­er­ar a real­iza­ção dos exam­es. As ações foram inten­si­fi­cadas entre os meses de maio e dezem­bro do ano pas­sa­do.

De acor­do com o secretário munic­i­pal de Saúde, Alexan­dre Vieira, a decisão de incluir a mamo­grafia na série de exam­es real­iza­dos durante o Super Mutirão de Saúde, lev­ou em con­sid­er­ação o fato de o câncer de mama ser o que mais mata mul­heres no Brasil e no mun­do, segun­do dados ofi­ci­ais.

- A fila de espera por exam­es e cirur­gias na Rede Munic­i­pal de Saúde era muito grande no iní­cio de 2017 e este foi o moti­vo pelo qual decidi­mos realizar o super mutirão. No caso das mamo­grafias, que é um exame fun­da­men­tal para garan­tir a saúde da mul­her, esta fila chega­va a quase três mil pes­soas, o que é ina­ceitáv­el, pois todos sabe­mos que o câncer de mama, quan­do diag­nos­ti­ca­do pre­co­ce­mente, não só tem trata­men­to, como tam­bém tem cura na maio­r­ia dos casos – disse o secretário, lem­bran­do que o exame, indi­ca­do para mul­heres aci­ma dos 40 anos, deve ser real­iza­do ao menos uma vez ano.

De acor­do com dados da Sec­re­taria Munic­i­pal de Saúde, em dezem­bro de 2016, 2.607 mul­heres aguar­davam pela real­iza­ção de exam­es de mamo­grafia em Resende. Ape­nas um mês depois, em janeiro de 2017 quan­do a atu­al admin­is­tração assum­iu a Prefeitu­ra, este número já havia subido para 2.907. Com a real­iza­ção do Super Mutirão, a fila, que em alguns casos chega­va a quase dois anos de espera, foi zer­a­da, abrindo espaço para a nor­mal­iza­ção do serviço. Hoje, as pacientes aguardam, em média, duas sem­anas para faz­er o exame e colo­car sua saúde em dia.

Na Rede Munic­i­pal os exam­es são feitos no Cen­tro de Diag­nós­ti­co por Imagem (CDI), local­iza­do na Aveni­da Mar­cílio Dias, anexo ao Hos­pi­tal de Emergên­cia. A unidade fun­ciona de segun­da a sex­ta-feira, de 8h às 17h.

Aspec­tos e Sin­tomas

O câncer da mama, respon­sáv­el por um em cada qua­tro óbitos por câncer em todo o mun­do, man­i­fes­ta-se prin­ci­pal­mente em mul­heres aci­ma dos 40 anos. Além da idade, out­ros fatores tam­bém con­tribuem para o aparec­i­men­to da doença como a men­stru­ação pre­coce (antes dos 12 anos); menopausa após os 50 anos; pre­dis­posição genéti­ca; con­sumo de bebidas alcoóli­cas e tabag­is­mo, além das mul­heres que não ama­men­taram. No entan­to, algu­mas desen­volvem a enfer­mi­dade mes­mo sem faz­er parte do grupo de risco.

Entre os sin­tomas estão diver­sas alter­ações no aspec­to da mama. O mais comum é o surg­i­men­to de um nódu­lo não palpáv­el. Mas tam­bém pode haver o aumen­to da mama ou defor­mações, bem como ver­mel­hidão, inchaço, dor e a pre­sença de líqui­do no mami­lo.