Em 2017, foram real­iza­dos mais de 250 mil pro­ced­i­men­tos odon­tológi­cos no municí­pio. Equipe con­ta com 88 cirurgiões den­tis­tas.

Prefeitura de Resende - SERVIÇOS ODONTOLÓGICOS OFERECIDOS PELA PREFEITURA GARANTEM SAÚDE BUCAL DA POPULAÇÃO

A saúde bucal da pop­u­lação de Resende vem receben­do atenção e cuida­dos espe­ci­ais na atu­al admin­is­tração munic­i­pal. A maior pro­va dis­so é o número de atendi­men­tos odon­tológi­cos real­iza­dos em 2017, que ultra­pas­sou a mar­ca dos 250 mil – uma con­quista que está aju­dan­do mui­ta gente a ter um sor­riso mais boni­to e prin­ci­pal­mente mais saudáv­el.

Os atendi­men­tos, que incluem todos os tipos de serviços, des­de os mais sim­ples até o mais com­plex­os como os implantes den­tários, por exem­p­lo, são real­iza­dos nas unidades do Pro­gra­ma Saúde da Família (PSF), que somam 28 pon­tos de atendi­men­to; nos Pos­tos de Saúde da rede; nos Cen­tros de Espe­cial­i­dades Odon­tológ­i­cas (CEO’s); na UPA e no Hos­pi­tal Munic­i­pal de Emergên­cia. Para ter aces­so aos serviços, todos gra­tu­itos, o cidadão deve procu­rar a unidade do PSF mais próx­i­ma de casa onde serão real­iza­dos os atendi­men­tos clíni­cos bási­cos. Já quan­do o paciente neces­si­tar de um serviço mais com­plexo, ele será encam­in­hado para um dos dois Cen­tros de Espe­cial­i­dades Odon­tológi­cos insta­l­a­dos na cidade.

Além des­ta estru­tu­ra disponív­el na Rede Munic­i­pal de Saúde, sete esco­las munic­i­pais tam­bém con­tam com con­sultórios odon­tológi­cos onde são feitos os atendi­men­tos aos alunos. São elas: Esco­la Munic­i­pal Noel de Car­val­ho, Sagra­do Coração, Rober­to Sil­veira, Dona Mar­iúcha, Algo­dão Doce, Abraão Ribe­m­boim e Pestalozzi. Todo este tra­bal­ho dev­erá gan­har, ain­da este ano, um impor­tante reforço: a aquisição de uma unidade móv­el que será uti­liza­da na prestação de serviços nas local­i­dades de difí­cil aces­so, ain­da não aten­di­das por nen­hu­ma unidade de saúde.

De acor­do com o super­in­ten­dente de Saúde Bucal do municí­pio, Flávio Mon­teiro de Bar­ros, os resul­ta­dos pos­i­tivos alcança­dos pela Prefeitu­ra são fru­to de um serviço de odon­tolo­gia com­ple­to, que atua em várias frentes.

- É impor­tante fris­ar que a odon­tolo­gia no municí­pio atua de for­ma pre­ven­ti­va e tam­bém de for­ma res­o­lu­ti­va. Na pre­venção, temos as unidades de saúde e o tra­bal­ho feito nas esco­las. Já na área res­o­lu­ti­va, temos o atendi­men­to espe­cial­iza­do de alta e média com­plex­i­dade, feitos nos CEO’s, sem con­tar o Cen­tro de Emergên­cia da San­ta Casa. Des­ta for­ma, a Prefeitu­ra con­segue ofer­e­cer um atendi­men­to amp­lo e com a qual­i­dade que a pop­u­lação merece — desta­ca o super­in­ten­dente.

Cen­tros de Espe­cial­i­dades

Local­iza­dos no Cen­tro e na Cidade Ale­gria – região que con­cen­tra um grande número de moradores – os Cen­tros de Espe­cial­i­dades Odon­tológ­i­cas de Resende são respon­sáveis pelo atendi­men­to de cen­te­nas de pes­soas que, por neces­sitarem de um pro­ced­i­men­to mais com­plexo, são encam­in­hados para o serviço através uma unidade bási­ca de saúde. Entre os serviços ofer­e­ci­dos no local estão: peri­odon­tia; endodon­tia; cirur­gia oral menor dos teci­dos moles e duros; atendi­men­to a por­ta­dores de neces­si­dades espe­ci­ais; e diag­nós­ti­co bucal com ênfase no diag­nós­ti­co e detecção do câncer de boca. Além dis­so, os Cen­tros con­tam com um lab­o­ratório de prótese den­tária para con­fecção de próte­ses totais e par­ci­ais removíveis.