ALUNOS DESENHAM A CIDADE QUE QUEREM PARA OS PRÓXIMOS 10 ANOS

Sug­estões, que foram entregues nes­ta quin­ta-feira ao prefeito Dio­go Balieiro Diniz, vão nortear o Plano Munic­i­pal da Infân­cia e Ado­lescên­cia (PMIA)

Prefeitura de Resende - ALUNOS DESENHAM A CIDADE QUE QUEREM PARA OS PRÓXIMOS 10 ANOS

Trin­ta alunos da Rede Munic­i­pal de Ensi­no, com idade entre seis e 11 anos, par­tic­i­param na man­hã des­ta quin­ta-feira, dia 26, da entre­ga de desen­hos ao prefeito Dio­go Balieiro Diniz, com o tema “A cidade que quer­e­mos para os próx­i­mos 10 anos”. Durante a cer­imô­nia, que foi real­iza­da no gabi­nete do prefeito e con­tou com a par­tic­i­pação de secretários munic­i­pais, pro­fes­sores e assis­tentes soci­ais, entre out­ros profis­sion­ais, os alunos tam­bém relataram ao Chefe do Exec­u­ti­vo seus dese­jos para o futuro.

A ação, pro­movi­da pela Prefeitu­ra e recomen­da­da pelo pro­gra­ma “Prefeito Ami­go da Cri­ança”, foi real­iza­da em diver­sas esco­las munic­i­pais e todo o mate­r­i­al cole­ta­do será uti­liza­do na elab­o­ração do Plano Munic­i­pal da Infân­cia e da Ado­lescên­cia (PMIA) – doc­u­men­to que irá nortear as políti­cas munic­i­pais voltadas para este públi­co nos próx­i­mos 10 anos. Além da entre­ga dos desen­hos, tam­bém foram exibidos dois vídeos feitos com os alunos, onde eles fazem sug­estões para a cidade, dire­cionadas a algu­mas sec­re­tarias munic­i­pais.

Entre as sug­estões feitas pelos estu­dantes estão mel­ho­rias no sis­tema de ilu­mi­nação públi­ca em alguns pon­tos da cidade e um pedi­do pela real­iza­ção de mais cur­sos profis­sion­al­izantes. O prefeito Dio­go Balieiro Diniz comen­tou os pedi­dos e expli­cou, com uma lin­guagem sim­pli­fi­ca­da para que as cri­anças pudessem enten­der, como é o fun­ciona­men­to da Prefeitu­ra.

- Estou muito feliz porque entre as diver­sas questões apon­tadas por vocês através deste pro­je­to, muitas já estão pro­gra­madas para serem colo­cadas em práti­ca, após a real­iza­ção de todo o proces­so buro­cráti­co exigi­do pela Prefeitu­ra. É uma ale­gria saber que o nos­so tra­bal­ho está indo ao encon­tro do que vocês dese­jam – disse o prefeito.

Ao final do encon­tro, os profis­sion­ais da edu­cação e da assistên­cia social que par­tic­i­param do pro­je­to agrade­ce­r­am o empen­ho das cri­anças. Já o prefeito Dio­go Balieiro desta­cou que a par­tic­i­pação ati­va dos pequenos estu­dantes é uma demon­stração de cidada­nia.

Prefeito Ami­go da Cri­ança

Cri­a­do em 1996, o Prefeito Ami­go da Cri­ança pre­vê um con­jun­to de com­pro­mis­sos fir­ma­dos entre as Prefeituras e a Fun­dação Abrinq, que vão des­de a elab­o­ração de um diag­nós­ti­co sobre a situ­ação da infân­cia e ado­lescên­cia no municí­pio até a apu­ração do orça­men­to munic­i­pal. As metas pre­vis­tas pelo pro­gra­ma reforçam os itens esta­b­ele­ci­dos pela Con­venção Inter­na­cional sobre os Dire­itos da Cri­ança e pelo Estatu­to da Cri­ança e do Ado­les­cente.