TORNEIO LEITEIRO DA AMIZADE CHEGA A 38ª EDIÇÃO E REÚNE CRIADORES NO PARQUE DE EXPOSIÇÕES

Even­to, que é um dos mais tradi­cionais da região, será real­iza­do entre os dias 27 e 30 de abril

Prefeitura de Resende - TORNEIO LEITEIRO DA AMIZADE CHEGA A 38ª EDIÇÃO E REÚNE CRIADORES NO PARQUE DE EXPOSIÇÕES

Crédi­tos: PMR — Divul­gação

O Par­que de Exposições Fran­cis­co Fortes Fil­ho vai abri­gar, entre os dias 27 e 30 de abril, um dos mais impor­tantes e tradi­cionais even­tos lig­a­dos à agropecuária na região, o Torneio Leit­eiro da Amizade, que chega este ano à sua 38ª edição. O even­to, que con­ta com o apoio da Sec­re­taria Munic­i­pal de Desen­volvi­men­to Rur­al e da EMATER-Rio, con­tará, além da esgo­ta e pre­mi­ação dos ani­mais, com pro­va de hip­is­mo, tam­bor e bal­iza; gin­cana; brin­cadeiras infan­tis e um ani­ma­do for­ró.

De acor­do com os orga­ni­zadores do torneio, que visa pro­mover uma con­frat­er­niza­ção entre os pro­du­tores rurais da região e res­gatar aque­la que já foi uma das mais impor­tantes ativi­dades econômi­cas do municí­pio, o even­to dev­erá reunir cer­ca de 15 ani­mais e o mes­mo número de cri­adores, todos de Resende.

Para par­tic­i­par, os pro­pri­etários dev­erão apre­sen­tar os seguintes doc­u­men­tos dos ani­mais: GTA (Guia de Trân­si­to Ani­mal); ates­ta­do neg­a­ti­vo de Brucelose e Tuber­cu­lose; e ates­ta­do de vaci­na con­tra Febre Aftosa. Os ani­mais par­tic­i­pantes serão divi­di­dos em três cat­e­go­rias: vacas (puras/girolando); novil­has com até qua­tro dentes (puras/girolando); e ani­mais até 30 qui­los (vacas e novil­has, inde­pen­dente da raça). Segun­do os orga­ni­zadores do even­to, caso algum con­vi­da­do apre­sente um ani­mal de out­ra raça, além das citadas, uma nova cat­e­go­ria será cri­a­da.

Con­forme as regras do Torneio, os ani­mais con­cor­rentes dev­erão dar entra­da no Par­que de Exposições até às 18h do dia 27 (sex­ta-feira). Neste dia, às 23h, será fei­ta a pré-esgo­ta dos par­tic­i­pantes. Já nos dois dias seguintes (sába­do e domin­go, dias 28 e 29, respec­ti­va­mente), os ani­mais serão orden­hados em três horários: às 7h, 15h e 23h. A últi­ma orden­ha acon­tece na segun­da-feira, 30, às 8h. Vence o torneio o ani­mal com maior pro­dução, somadas todas as orden­has. A pre­mi­ação dos pro­du­tores, com troféus, será real­iza­da na segun­da-feira, dia 30, às 11h30.

Para o secretário munic­i­pal de Desen­volvi­men­to Rur­al, Alber­to Figueire­do, a real­iza­ção do torneio, além de mostrar a com­pet­i­tivi­dade e a qual­i­dade do plantel de cri­adores da região, tam­bém será uma opor­tu­nidade para que os pecuar­is­tas pos­sam se con­frat­er­nizar e tro­car de exper­iên­cias.

- Os pecuar­is­tas que troux­erem seus ani­mais para o torneio estarão dis­putan­do o títu­lo por vol­ume de pro­dução, moti­vo pelo qual ter­e­mos aqui ani­mais de alto padrão genéti­co. Mas, além dessa dis­pu­ta, o torneio tam­bém tem um papel impor­tante no sen­ti­do de pro­mover o inter­câm­bio, a con­frat­er­niza­ção e a tro­ca de exper­iên­cia entre os pro­du­tores – disse o secretário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *