VACINAÇÃO CONTRA O VÍRUS INFLUENZA COMEÇA DIA 24

Gru­pos pri­or­itários terão até o dia 1º de jun­ho para se imu­nizar.

Prefeitura de Resende - VACINAÇÃO CONTRA O VÍRUS INFLUENZA COMEÇA DIA 24

Com o obje­ti­vo de pre­venir os casos de gripe, mais comuns no perío­do de baixa tem­per­atu­ra, a Prefeitu­ra ini­cia na próx­i­ma terça-feira, dia 24, a cam­pan­ha de vaci­nação con­tra o vírus Influen­za no municí­pio. A apli­cação das vaci­nas, que estarão disponíveis em todos os Pos­tos de Saúde, será volta­da para gru­pos pri­or­itários com­pos­tos por ges­tantes, idosos, pop­u­lação carcerária e fun­cionários do sis­tema, profis­sion­ais da saúde, puér­peras (mul­heres com até 45 dias após o par­to) e cri­anças com idade entre seis meses e cin­co anos incom­ple­tos.

A imu­niza­ção das pes­soas na faixa etária de cin­co a 60 anos, que não estiverem incluí­das nos gru­pos pri­or­itários, somente será fei­ta medi­ante indi­cação médi­ca, ate­s­tando que o paciente per­tence a algu­ma cat­e­go­ria de risco clíni­co. Fazem parte dessas cat­e­go­rias pes­soas com doença res­pi­ratória crôni­ca; doença cardía­ca crôni­ca; doença renal crôni­ca; doença hep­áti­ca crôni­ca e doença neu­rológ­i­ca crôni­ca, além de pacientes com dia­betes, imunos­su­pressão, obesi­dade, trans­plan­ta­dos e por­ta­dores de tris­so­mias (anom­alia cro­mossômi­ca). A vaci­nação dess­es gru­pos poderá ser fei­ta entre os dias 14 e 18 de maio.

De acor­do com o Cen­tro Munic­i­pal de Imu­niza­ção, o obje­ti­vo da cam­pan­ha, que segue até o dia 1º de jun­ho, é reduzir as com­pli­cações, inter­nações e pos­síveis mor­tal­i­dades decor­rentes de infecções pelo vírus Influen­za, cujas ocor­rên­cias vari­am de leve a grave, poden­do até ser fatal. A hos­pi­tal­iza­ção e a morte, segun­do os espe­cial­is­tas, atingem prin­ci­pal­mente as pes­soas que estão nos gru­pos de alto risco, o que jus­ti­fi­ca o plane­ja­men­to e a estraté­gia ado­ta­dos pela Sec­re­taria Munic­i­pal de Saúde para pre­venir a doença.

- Exis­tem alguns mitos sobre a vaci­na que pre­cisam ser esclare­ci­dos. O prin­ci­pal deles é que a vaci­nação pode provo­car a gripe, mas isso não é verídi­co, já que o vírus uti­liza­do está ina­ti­vo ou mor­to. Na ver­dade, a vaci­nação é a mel­hor for­ma para evi­tar a doença e não o con­trário – expli­ca a enfer­meira e coor­de­nado­ra do Cen­tro Munic­i­pal de Imu­niza­ção, Maria Regi­na de Paula.

Seguin­do a recomen­dação da Orga­ni­za­ção Mundi­al da Saúde, a vaci­nação em todo o hem­is­fério sul será triva­lente, ou seja, ela irá imu­nizar a pop­u­lação con­tra três ver­sões virais. Uma delas é o H3N2, que cir­cu­lou no hem­is­fério norte cau­san­do uma epi­demia no ter­ritório amer­i­cano, com 47 mil pes­soas infec­tadas em 2018. Ain­da segun­do a coor­de­nado­ra, a meta da cam­pan­ha é alcançar 90% da pop­u­lação per­ten­cente a cada grupo de risco. Para isso, a vaci­nação será desen­volvi­da de 24 de abril a 1º de jun­ho, de segun­da a sex­ta-feira, além de um dia D, que será real­iza­do no sába­do, 12 de maio, das 8h às 17h.

A coor­de­nado­ra lem­bra que a vaci­na tem a val­i­dade de um ano. Por­tan­to, quem se imu­ni­zou em 2017 pre­cisa retornar aos pos­tos para ren­o­var a dosagem.

Con­fi­ra o cal­endário com­ple­to:

24/04 a 27/04 — Idosos, pre­sos e fun­cionários do sis­tema carcerário

24/04 a 1º/06 — Ges­tantes e idosos

30/04 a 04/05 — Profis­sion­ais da saúde

07/05 a 11/05 — Puér­peras (mul­heres que der­am a luz há 45 dias) e cri­anças com idade entre 6 meses e menos de 5 anos

12/05 – Dia D — Todos os gru­pos

14/05 a 18/05 — Cri­anças a par­tir de 5 anos até adul­tos com mais de 60 anos com comor­bidades (todos com pre­scrição médi­ca)

21/05 a 25/05 — Pro­fes­sores das redes públi­ca e pri­va­da de ensi­no

28/05 a 1º/06 — Todos os gru­pos

* Em todo o Brasil, a cam­pan­ha terá iní­cio na segun­da-feira, dia 23. Em Resende, em função do feri­ado estad­ual do Dia de São Jorge, a vaci­nação começará na terça-feira, 24.

Vaci­nação con­tra Influen­za

Perío­do: 24/04 a 1º/06