REVITALIZA RESENDE RECUPERA EQUIPAMENTOS URBANOS

Esco­las, unidades de saúde, ter­mi­nal rodoviário, áreas de laz­er, cole­tores de lixo, entre out­ros, estão sendo recu­per­a­dos pela Prefeitu­ra.

Prefeitura de Resende - REVITALIZA RESENDE RECUPERA EQUIPAMENTOS URBANOS

Crédi­tos: PMR — Divul­gação

O pro­gra­ma Revi­tal­iza Resende, cri­a­do pela Prefeitu­ra, está recu­peran­do os espaços públi­cos e os trans­for­man­do em locais cheios de vida. E o mel­hor: com mui­ta econo­mia. São esco­las, pos­tos de saúde, pon­tos de ônibus, praças e quadras esporti­vas, que estão sendo total­mente recu­per­adas com mão de obra dos próprios servi­dores, o que tor­na a obra muito mais ráp­i­da e bara­ta. Até ago­ra, 28 espaços públi­cos já foram ou estão sendo revi­tal­iza­dos em todo o municí­pio.

Uma das pas­tas con­tem­pladas pelo pro­gra­ma é a Edu­cação. Até o momen­to, sete unidades, entre esco­las e crech­es, já foram ben­e­fi­ci­adas, e out­ras duas estão com obras em anda­men­to. Algu­mas delas não rece­bi­am mel­ho­rias há mais de 15 anos. Entre os serviços real­iza­dos estão inter­venções na infraestru­tu­ra dos pré­dios, como revisão das partes elétri­ca e hidráuli­ca, reti­ra­da de infil­trações, tro­ca de por­tas e janelas, mel­ho­ria do piso e pin­tu­ra inter­na e exter­na. Em alguns casos o tra­bal­ho inclui tam­bém obras de ampli­ação para que novas vagas sejam ofer­e­ci­das aten­den­do a deman­da da pop­u­lação, e a cri­ação de novos espaços como bib­liote­cas, brin­que­dote­cas, depósi­tos e salas de aula.

Na Saúde, uma das mar­cas mais sig­ni­fica­ti­vas do pro­gra­ma é a revi­tal­iza­ção da Nova San­ta Casa de Mis­er­icór­dia. A primeira eta­pa das obras, que incluíram a recu­per­ação da estru­tu­ra inter­na e exter­na do hos­pi­tal, com a tro­ca do piso dos corre­dores, refor­ma dos ban­heiros da ala do SUS, mel­ho­ria da rede elétri­ca, revi­tal­iza­ção da capela e da facha­da, entre out­ras ações, já foram entregues. Já na rede de atendi­men­to, o Revi­tal­iza Resende atu­ou na recu­per­ação da Unidade de Saúde da Família do Mor­ro do Cruzeiro e ago­ra está pre­sente na refor­ma da unidade da Vargem Grande, local­iza­da na zona rur­al do municí­pio.

As ações do pro­gra­ma tam­bém estão pre­sentes na recu­per­ação dos equipa­men­tos urbanos. O Ter­mi­nal Rodoviário da Praça da Con­cór­dia, por exem­p­lo, pas­sou por serviços de limpeza e pin­tu­ra, que acabaram com as anti­gas pichações exis­tentes no local. Já os pon­tos de ônibus estão sendo recu­per­a­dos ou tro­ca­dos, bem como as lix­eiras insta­l­adas na cidade. Até o momen­to já são mais de 200 cole­tores de lixo recu­per­adas ou sub­sti­tuí­das em vários pon­tos do municí­pio.

Out­ro setor onde o Revi­tal­iza Resende está deixan­do tudo ren­o­va­do e cem por cen­to prepara­do para rece­ber a pop­u­lação é o esporte e laz­er, onde o pro­gra­ma atua na recu­per­ação de quadras polies­porti­vas, par­ques e praças. Entre as comu­nidades já con­tem­pladas com o tra­bal­ho estão a Nova Liber­dade, Ita­pu­ca, Vila Nova, San­to Amaro, Jardim Aliança II, Alto dos Pas­sos e Vila Mod­er­na.

Respon­sáv­el pela implan­tação do pro­gra­ma, o prefeito Dio­go Balieiro Diniz, ressalta que as ações são impor­tantes não só por mel­ho­rarem os serviços munic­i­pais, mas tam­bém por tornarem o atendi­men­to ao públi­co mais human­iza­do.

- Com a implan­tação do Revi­tal­iza Resende esta­mos con­seguin­do traz­er vida nova para vários setores da admin­is­tração munic­i­pal. E o mais impor­tante dis­so é que as obras, que são feitas pelos próprios servi­dores, tam­bém con­tribuem para deixar a cidade mais human­iza­da, com mais vida e mais con­for­to para a pop­u­lação – disse o prefeito.