OBRAS DE REFORMA E ADEQUAÇÃO DO PRÉDIO DA NOVA BIBLIOTECA SÃO CONCLUÍDAS

Novo espaço, que será reaber­to em maio, con­ta com aces­si­bil­i­dade para cadeirante, espaço infan­til e área para con­sul­tas via wi-fi.

Prefeitura de Resende - OBRAS DE REFORMA E ADEQUAÇÃO DO PRÉDIO DA NOVA BIBLIOTECA SÃO CONCLUÍDAS

Estão sendo final­izadas nes­ta quar­ta-feira, dia 18, as obras de refor­ma do pré­dio que vai abri­gar a nova sede da Bib­liote­ca Munic­i­pal Jandyr Cesar Sam­paio. Local­iza­do na Praça do Cen­tenário, no Cen­tro Históri­co da cidade, o imóv­el, que per­tence ao municí­pio, pas­sou por obras estru­tu­rais que envolver­am a tro­ca de todo o sis­tema elétri­co, con­strução de ram­pa de aces­so para cadeirantes e pin­tu­ra, além de ade­quação da área inter­na, com a cri­ação de um espaço infan­til com mini pal­co, des­ti­na­do à con­tação de histórias.

Com a recu­per­ação do pré­dio, a bib­liote­ca, que tem cer­ca de 20 mil títu­los, entre livros téc­ni­cos, didáti­cos e de lit­er­atu­ra – adul­to e infan­til -, entre out­ros, voltará a ocu­par, 70 anos depois, o espaço onde fun­cio­nou pela primeira vez quan­do foi inau­gu­ra­da. A mudança para a nova sede rep­re­sen­ta uma econo­mia anu­al para os cofres públi­cos de mais de R$ 50 mil, já que ante­ri­or­mente a Prefeitu­ra paga­va um aluguel men­sal de R$ 4,2 mil pela locação do imóv­el onde a bib­liote­ca fun­ciona­va e que já apre­sen­ta­va prob­le­mas que pode­ri­am com­pro­m­e­ter o acer­vo, como a fal­ta de clima­ti­za­ção e o exces­so de umi­dade.

De acor­do com a Fun­dação Casa da Cul­tura Mace­do Miran­da, com a entre­ga das obras, a equipe téc­ni­ca da bib­liote­ca ini­cia­rá, a par­tir da próx­i­ma sem­ana, o tra­bal­ho de limpeza e embal­agem dos livros, que serão trans­porta­dos para a nova sede e dis­pos­tos nas prateleiras de for­ma setor­iza­da visan­do facil­i­tar a bus­ca dos títu­los. A bib­liote­ca reabrirá suas por­tas ao públi­co em maio, logo após o tra­bal­ho de trans­fer­ên­cia e orga­ni­za­ção do espaço, que con­tará tam­bém com uma área especí­fi­ca para con­sul­tas e pesquisa via wi fi.

A pres­i­dente da Fun­dação Casa da Cul­tura Mace­do Miran­da, Denise Assis, ressalta que a nova sede, que é tomba­da pelo patrimônio históri­co munic­i­pal, vai ofer­e­cer muito mais con­for­to para os fre­quen­ta­dores da bib­liote­ca, além de estar local­iza­da num dos pon­tos mais impor­tantes para a história do municí­pio, que é a Praça do Cen­tenário.

- Esta­mos muito felizes com a final­iza­ção dessa obra, pois enten­demos a importân­cia que esta bib­liote­ca tem para o municí­pio. E foi exata­mente para preser­var o seu rico acer­vo que tomamos a decisão de trans­feri-la para out­ro pré­dio, já que o anti­go apre­sen­ta­va muitos prob­le­mas, além de ser um espaço alu­ga­do, onde não poderíamos faz­er os inves­ti­men­tos necessários. Ago­ra vamos devolver este patrimônio para a pop­u­lação, com todo o con­for­to e segu­rança que ela merece – disse a pres­i­dente da Fun­dação Casa da Cul­tura Mace­do Miran­da, Denise Assis, lem­bran­do que durante o perío­do em que a bib­liote­ca teve que sus­pender seu atendi­men­to ao públi­co, a Prefeitu­ra fir­mou parce­rias com as bib­liote­cas da Acad­e­mia Mil­i­tar das Agul­has Negras (AMAN) e da Asso­ci­ação Edu­ca­cional Dom Bosco (AEDB), além de ter cri­a­do um plan­tão na Fun­dação Casa da Cul­tura Mace­do Miran­da, para não prej­u­dicar as pes­soas que pre­cisavam faz­er pesquisas.