MUSEU DE ARTE MODERNA DE RESENDE COMPLETA 68 ANOS DE FUNDAÇÃO

Cri­a­do em 1950, MAM foi o primeiro do inte­ri­or e o quar­to do país.

Prefeitura de Resende - MUSEU DE ARTE MODERNA DE RESENDE COMPLETA 68 ANOS DE FUNDAÇÃO

Crédi­tos: Cari­na Rocha — PMR — Divul­gação

Um dos mais impor­tantes espaços cul­tur­ais da região, o Museu de Arte Mod­er­na de Resende, órgão vin­cu­la­do à Fun­dação Casa da Cul­tura Mace­do Miran­da, está com­ple­tan­do nes­ta quin­ta-feira, dia 19, 68 anos de fun­dação. Cri­a­do em 1950, através da Lei Munic­i­pal nº 100, o MAM é cadastra­do no Insti­tu­to Brasileiro de Museus e con­ta, em seu acer­vo, com obras de artis­tas plás­ti­cos reno­ma­dos como Tar­si­la do Ama­r­al, Guig­nard, Segall, Ceschi­at­ti, Car­los Scliar, Göel­di, Imberê Camar­go, Alex Gama, Clé­cio Pene­do e San­ta Rosa, entre out­ros.

Cri­a­do por inspi­ração do jor­nal­ista Mar­ques Rebe­lo (pseudôn­i­mo literário de Eddy Dias da Cruz), com apoio do escritor resendense José Car­los Mace­do Miran­da, que dá nome à Casa da Cul­tura, o MAM Resende sem­pre teve destaque no cenário nacional por ter sido surgi­do numa época de grande efer­vescên­cia cul­tur­al no Brasil. Tan­ta noto­riedade tem ain­da um out­ro forte moti­vo: de acor­do com o livro “Museus Acol­hem o Mod­er­no”, da pro­fes­so­ra e museólo­ga Maria Cecília França Lourenço, o Museu de Arte Mod­er­na de Resende foi primeiro a ser cri­a­do no inte­ri­or e quar­to no país.

Mes­mo com mais de 60 décadas de história, o Museu é hoje um espaço ante­na­do com seu tem­po, onde são real­izadas ofic­i­nas de fotografia, desen­ho e arte dig­i­tal; lança­men­to de livros; e vis­i­tas guiadas, além de ativi­dades voltadas exclu­si­va­mente para o públi­co infan­til e infan­to-juve­nil, como o pro­je­to Férias no MAM. O obje­ti­vo das ações, segun­do a pres­i­dente da Fun­dação Casa da Cul­tura Mace­do Miran­da, é des­per­tar o inter­esse pelas artes plás­ti­cas e democ­ra­ti­zar o Museu.

Reaber­tu­ra

Após dois anos de ativi­dade, a ausên­cia de um local espe­cial­mente des­ti­na­do para abri­gar suas obras, ali­a­do à fal­ta de infraestru­tu­ra ade­qua­da, con­tribuíram para que o MAM de Resende tivesse suas ativi­dades inter­romp­i­das em 1952. Vinte e dois anos depois, em 1974, ele reabre suas por­tas com a colab­o­ração de pes­soas lig­adas a cul­tura e artis­tas plás­ti­cos como Augus­to Rodrigues e Car­los Scliar, que doou à insti­tu­ição, em 1976, parte de seu acer­vo par­tic­u­lar, com obras de Zalu­ar, Glau­co Rodrigues, Aldo Bonadei, Bianchet­ti, Paulo Laen­der, Flávio Shiró Tana­ka, Poteiro, Inimá de Paula, José Paulo da Fon­se­ca, Regi­na Vater e Ivan Mar­che­t­ti, entre out­ros.

Além das doações, a Prefeitu­ra tam­bém fez aquisições impor­tantes para o acer­vo, sendo a primeira delas um óleo sobre tela de Iberê Camar­go, segui­do de tra­bal­hos de Tar­si­la do Ama­r­al, San­ta Rosa, Alber­to da Veiga, Guinard, Oswal­do Göel­di, Alfre­do Ceschi­at­ti, Lasar Segall, Poty, Liesler, Marce­lo Grass­man, Yllen Kerr, Luis Jardim, Isabell Pons, Frank Scha­ef­fer, Axel Leskoschek e Pol­ly Mac Don­nell.

No decor­rer dos seus 68 anos de existên­cia, o acer­vo foi ampli­a­do através de doações de par­tic­u­lares e de artis­tas que expõem no Museu, além dos prêmios de aquisição do Salão da Pri­mav­era, real­iza­do anual­mente em setem­bro.

Serviço:

Museu de Arte Mod­er­na de Resende