ESTRADA DA LIMEIRA É LIBERADA PARA O TRÁFEGO DE VEÍCULOS

Via havia sido inter­di­ta­da após fortes chu­vas que atin­gi­ram a região.

Prefeitura de Resende - ESTRADA DA LIMEIRA É LIBERADA PARA O TRÁFEGO DE VEÍCULOS

Crédi­tos: Arqui­vo PMR

A Sec­re­taria Munic­i­pal de Desen­volvi­men­to Rur­al con­cluiu, de for­ma defin­i­ti­va, na últi­ma sex­ta-feira, 13, os tra­bal­hos de recu­per­ação da estra­da da Limeira, que esta­va inter­di­ta­da des­de o últi­mo dia 4, após o rompi­men­to de manil­has provo­ca­do pelas fortes chu­vas que atin­gi­ram a região. A estra­da, que liga o municí­pio de Resende a local­i­dade de For­moso, em São José do Bar­reiro (SP), já está total­mente lib­er­a­da para o tráfego de veícu­los.

De acor­do com o secretário Alber­to Figueire­do, no local da inter­dição, situ­a­do logo após o quilômetro 15, equipes da Prefeitu­ra tra­bal­haram por quase dez dias fazen­do a sub­sti­tu­ição das anti­gas manil­has de alve­nar­ia por manil­has de con­cre­to. Com 1,5m de diâmetro e de com­pri­men­to, o mate­r­i­al é mais resistente e tem maior capaci­dade de escoa­men­to da água. Em segui­da, foi feito o ater­ro das estru­turas e colo­ca­da escória na via, nor­mal­izan­do a pas­sagem de veícu­los. Na oper­ação, além dos servi­dores munic­i­pais, foram uti­lizadas uma escav­adeira hidráuli­ca, uma retroescav­adeira e uma motonive­lado­ra.

A inter­dição do tre­cho, que não prej­u­di­cou o aces­so ao municí­pio de Ara­peí (SP), local­iza­do antes do quilômetro 15, ocor­reu após a Defe­sa Civ­il ter reg­istra­do a ocor­rên­cia de 60mm de chu­va na região, em ape­nas uma hora. Com o alto vol­ume plu­viométri­co, o cór­rego trans­bor­dou, provo­can­do o rompi­men­to das manil­has.

- Ime­di­ata­mente após o blo­queio da estra­da, a Sec­re­taria de Desen­volvi­men­to Rur­al deslo­cou maquinários e equipes para o local, onde per­manece­mos tra­bal­han­do até a solução o prob­le­ma. A pre­visão ini­cial para a con­clusão dos tra­bal­hos era de 15 dias. Mas dev­i­do a um tra­bal­ho inten­so e com o obje­ti­vo de não prej­u­dicar o pro­du­tor e os motoris­tas que uti­lizam essa rota, lib­er­amos a via em nove dias – enfa­ti­za o secretário.

Manutenção

A Sec­re­taria infor­mou que inten­si­fi­cará ago­ra no out­ono, os serviços de manutenção das estradas vic­i­nais que cor­tam o municí­pio, aprovei­tan­do o perío­do de esti­agem. Além da estra­da da Limeira, out­ras vias, como a estra­da do Bon­suces­so, que liga o dis­tri­to de Capelin­ha a Vargem Grande, rece­berá atenção espe­cial da Sec­re­taria, com a insta­lação de uma ponte de fer­ro, que vai tornar mais seguro o tra­je­to de cer­ca de 30 famílias que uti­lizam a via reg­u­lar­mente. Tam­bém estão incluí­das no cal­endário de manutenção neste perío­do, as estradas da Figueira, que liga Vargem Grande a Quatis, e a RJ 161 (Ser­ra do EME), onde a Prefeitu­ra dará con­tinuidade aos tra­bal­hos de ampli­ação do leito da via e limpeza das canale­tas.