Com 515 alunos, unidade está incluí­da no pro­gra­ma Revi­tal­iza Resende.

Prefeitura de Resende - DEPOIS DE MAIS DE 15 ANOS SEM RECEBER MELHORIAS, ESCOLA JARDIM DAS ACÁCIAS É REFORMADA

A Prefeitu­ra está fazen­do o dev­er de casa em mais uma unidade da Rede Munic­i­pal de Ensi­no. Des­ta vez, a insti­tu­ição aten­di­da é a Esco­la Munic­i­pal Jardim das Acá­cias, local­iza­da na Fazen­da da Bar­ra II e que aguar­da­va por uma grande refor­ma há mais de 15 anos. Ape­nas para imag­i­nar o esta­do em que se encon­tra­va a unidade, bas­ta diz­er que a últi­ma inter­venção fei­ta no local – um serviço de pin­tu­ra ape­nas – ocor­reu há 12 anos. Des­de então, a unidade que atende 515 alunos, vin­ha se dete­ri­o­ran­do e acu­mu­lan­do mar­cas do tem­po, além de muitas pichações na área exter­na. A esco­la está sendo aten­di­da pelo pro­gra­ma Revi­tal­iza Resende, que já recu­per­ou out­ras sete unidades.

Para traz­er vida nova ao pré­dio, res­gatan­do nos alunos o orgul­ho de estu­dar no local, as mel­ho­rias estão sendo feitas em quase todo o espaço esco­lar. Na estru­tu­ra, o tel­ha­do que causa­va infil­trações será tro­ca­do, assim como os pisos de diver­sas salas, onde os quadros de giz tam­bém serão revi­tal­iza­dos. A refor­ma tam­bém vai ben­e­fi­ciar a coz­in­ha, que tam­bém apre­sen­ta muitos prob­le­mas; a quadra polies­porti­va; a sala de vídeo e a sala dos pro­fes­sores, além da sec­re­taria, cujo espaço será ampli­a­do para aten­der pais, alunos e pro­fes­sores com mais con­for­to.

O visu­al da esco­la, hoje bas­tante dete­ri­o­ra­do e sem vida, tam­bém vai rece­ber atenção espe­cial durante as obras de refor­ma. O pro­je­to, semel­hante ao que está sendo implan­ta­do nas out­ras unidades já ben­e­fi­ci­adas pelo Revi­tal­iza Resende, prom­ete um aspec­to total­mente ren­o­va­do, com pin­tu­ra per­son­al­iza­da e mui­ta cor. O obje­ti­vo é trans­for­mar o ambi­ente esco­lar num espaço ale­gre e acol­he­dor, onde alunos e pro­fes­sores ten­ham praz­er em fre­quen­tar.

De acor­do com a dire­to­ra da unidade, Renildes Almei­da de Souza Diniz, uma das novi­dades da refor­ma des­ta unidade será a cri­ação de uma sala de artes fixa, na qual o pro­fes­sor poderá con­cen­trar todas as ativi­dades da dis­ci­plina com a mobil­i­dade ide­al. A ausên­cia de um espaço semel­hante, segun­do ela, difi­cul­ta o desen­volvi­men­to de algu­mas tare­fas dev­i­do aos prob­le­mas de uti­liza­ção das salas de aula comuns e sem adap­tação. A dire­to­ra ressalta que, com o obje­ti­vo de envolver os próprios alunos no proces­so de revi­tal­iza­ção da unidade, dan­do ain­da mais importân­cia ao tra­bal­ho, eles par­tic­i­parão, jun­to com profis­sion­ais da área, do proces­so de grafitagem do muro da quadra esporti­va.

- Ações deste tipo são impor­tantes porque mel­ho­ram a autoes­ti­ma de todos. Os alunos ficam empol­ga­dos e os profis­sion­ais tam­bém sen­tem mais praz­er em tra­bal­har em uma esco­la boni­ta e ren­o­va­da. Todos nós nos sen­ti­mos mais val­oriza­dos, até mes­mo os pais dos alunos. O que nós edu­cadores nota­mos é que, nes­ta gestão, o olhar da Prefeitu­ra se voltou para a esco­la e isso se con­verte em mais ale­gria por estar­mos aqui todos os dias – afir­ma a dire­to­ra.

A Esco­la Munic­i­pal Jardim das Acá­cias, que atende alunos da Edu­cação Infan­til ao 9º ano do Ensi­no Fun­da­men­tal, con­ta com 26 salas e pos­sui cer­ca de 70 profis­sion­ais atuan­do em diver­sas áreas. Em função do esta­do em que a unidade se encon­tra­va, e do grande número de inter­venções que terão que ser feitas no local, a entre­ga das obras dev­erá ser fei­ta no iní­cio do segun­do semes­tre deste ano.

Revi­tal­iza Edu­cação

O pro­gra­ma Revi­tal­iza Resende, implan­ta­do pela atu­al admin­is­tração, vem geran­do uma ver­dadeira trans­for­mação no ambi­ente esco­lar nos últi­mos meses, ben­e­fi­cian­do esco­las e crech­es do municí­pio. Ao todo, sete unidades já tiver­am suas insta­lações recu­per­adas e entregues pela Prefeitu­ra. Ago­ra, além da Esco­la Munic­i­pal Jardim das Acá­cias, na Fazen­da da Bar­ra II, a Creche Munic­i­pal Rubens da Sil­va Lamim, local­iza­da no dis­tri­to de Engen­heiro Pas­sos, tam­bém está em obras.