PONTE DA ESTRADA SURUBI-BULHÕES ESTÁ CONCRETADA

Tra­bal­hos ago­ra estão con­cen­tra­dos na con­strução das cabe­ceiras da ponte.

Prefeitura de Resende - PONTE DA ESTRADA SURUBI-BULHÕES JÁ ESTÁ CONCRETADA

Crédi­tos: Arqui­vo PMR

O tem­po firme colaborou e o tab­uleiro da primeira ponte da estra­da Suru­bi-Bul­hões, local­iza­da no quilômetro 1,6, sen­ti­do Bul­hões, já está conc­re­ta­da. O tra­bal­ho, real­iza­do na sem­ana pas­sa­da, é uma das eta­pas finais da con­strução da trav­es­sia, que tem cer­ca de oito met­ros de exten­são. Ago­ra os serviços estão con­cen­tra­dos na preparação das cabe­ceiras da ponte, que vão lig­ar o tab­uleiro à rodovia.

De acor­do com a Sec­re­taria Munic­i­pal de Obras e Serviços Públi­cos, o tra­bal­ho de preparação das cabe­ceiras envolve a con­strução de um paredão de con­cre­to arma­do, a com­pactação de ter­ra sobre esta estru­tu­ra, e a con­strução da ram­pa que dará aces­so à ponte. No local, tam­bém serão insta­l­a­dos os extrava­sores, que farão o escoa­men­to do exces­so de água da chu­va.

Além des­ta trav­es­sia, local­iza­da no iní­cio da via, a estra­da Suru­bi-Bul­hões tam­bém pos­sui out­ra ponte, no quilômetro 2,4, cujos tra­bal­hos seguem em rit­mo acel­er­a­do, com pre­visão de conc­re­tagem do tab­uleiro para o iní­cio do mês de maio. A con­strução das duas pontes faz parte de um pro­je­to glob­al de urban­iza­ção da estra­da, que tem cer­ca de 8,5 quilômet­ros de exten­são.

Além da con­strução das duas pontes, a estra­da tam­bém está receben­do serviços de ater­ro, corte de talude, insta­lação de cal­has para recol­hi­men­to da água das chu­vas, con­strução de gale­rias e colo­cação da sub base, base e meio-fio. Após a pavi­men­tação das pis­tas, a rodovia rece­berá tam­bém serviços de ilu­mi­nação e sinal­iza­ção. Todo o pro­je­to, que con­tem­pla tam­bém a implan­tação de uma ciclovia com dois met­ros de largu­ra numa das mar­gens da rodovia, e calçadas nas duas lat­erais com 1,5 metro de largu­ra, está orça­do em R$ 25 mil­hões.

Todo o serviço, que está sob a respon­s­abil­i­dade da empre­sa Vale Sul, vence­do­ra do proces­so lic­i­tatório, é acom­pan­hado de per­to por téc­ni­cos da Prefeitu­ra que, além de fis­calizar a exe­cução das obras, tam­bém fazem o con­t­role tec­nológi­co dos tra­bal­hos real­iza­dos para ates­tar sua qual­i­dade.