FEBRE AMARELA: MAIS DE 500 PESSOAS FORAM IMUNIZADAS NO FIM DE SEMANA PROLONGAD

Vaci­nas ago­ra estão disponíveis tam­bém para ges­tantes e idosos com mais de 59 anos

Prefeitura de Resende - FEBRE AMARELA: MAIS DE 500 PESSOAS FORAM IMUNIZADAS NO FIM DE SEMANA PROLONGADO

Crédi­tos: Cari­na Rocha

O final de sem­ana pro­lon­ga­do foi de pre­venção em Resende, onde hou­ve plan­tão de vaci­nação con­tra a Febre Amarela no Cen­tro Munic­i­pal de Imu­niza­ção, na área urbana, e tam­bém em seis unidades local­izadas na zona rur­al, além de bus­ca ati­va, com vis­i­tas domi­cil­iares, em Vargem Grande e Fumaça. No total, 514 pes­soas foram vaci­nadas e estarão pro­te­gi­das con­tra a doença que vem cau­san­do pre­ocu­pação em todo o país. Os números foram con­sid­er­a­dos sat­is­fatórios pela Sec­re­taria Munic­i­pal de Saúde, que aler­ta que a vaci­nação con­tin­ua sendo fei­ta em todo o municí­pio.

 

A novi­dade ago­ra fica por con­ta da disponi­bil­i­dade da vaci­na para mul­heres ges­tantes e pes­soas com mais de 59 anos, gru­pos que ante­ri­or­mente não estavam con­tem­pla­dos na cam­pan­ha. No entan­to, out­ros gru­pos seguem com con­tra indi­cações à vaci­na, como os pacientes que têm reação alér­gi­ca à pro­teí­na do ovo; pes­soas que estão em trata­men­to de radioter­apia e quimioter­apia; pacientes em trata­men­tos com cor­ticóides; pes­soas sub­meti­das a trata­men­to com imunos­su­pres­sores, por­ta­dores de doenças autoimunes, bebês com menos nove meses, por­ta­dores de doenças hep­áti­cas, hema­tológ­i­cas, renais e neo­plási­cas, além de por­ta­dores do HIV/AIDS (somente com autor­iza­ção médi­ca).

 

De acor­do com o Cen­tro Munic­i­pal de Imu­niza­ção, das 514 dos­es apli­cadas no fim de sem­ana pro­lon­ga­do, 220 foram na zona urbana do municí­pio e 294 na zona rur­al. Com este acrésci­mo, sobe para 109.052 o número de pes­soas vaci­nadas em Resende con­tra a Febre Amarela. Até a últi­ma sex­ta-feira, dia 20, o total era de 108.538 pes­soas imu­nizadas – número maior que o esta­b­ele­ci­do pelo Min­istério da Saúde e que já cor­re­spon­dia a 100,98% do públi­co alvo. A coor­de­nado­ra do Cen­tro, Maria Regi­na de Paula, no entan­to, lem­bra que o tra­bal­ho não pode parar e que as pes­soas que ain­da não se imu­nizaram pre­cisam se con­sci­en­ti­zar e se pro­te­ger.

 

- A vaci­na é a úni­ca maneira de pre­venção e pode sal­var vidas. A maior pro­va dis­so é que todos os casos de óbito no país até hoje foram de pes­soas que não se vaci­naram. Por isso, é de extrema importân­cia que as pes­soas se con­sci­en­tizem e com­pareçam às unidades de saúde para se imu­nizar – reforça Maria Regi­na de Paula.

 

As vaci­nas con­tin­u­am sendo apli­cadas de segun­da a sex­ta-feira, das 8h às 17h em todos os Pos­tos de Saúde da Rede, nas zonas urbana e rur­al, além do Cen­tro Munic­i­pal de Imu­niza­ção. Para rece­ber a dose não é pre­ciso apre­sen­tar nen­hum doc­u­men­to especí­fi­co, mas quem tiv­er a Cader­ne­ta de Vaci­nação deve levá-la ao pos­to, onde será fei­ta a ficha do paciente.

 

Vaci­nação con­tra Influen­za

 

Além da vaci­na con­tra a Febre Amarela, os Pos­tos de Saúde do municí­pio tam­bém ini­cia­ram nes­ta terça-feira, 24, a vaci­nação con­tra o vírus Influen­za. Des­ti­na­da a gru­pos pri­or­itários, com­pos­tos por ges­tantes, idosos, pre­sos e fun­cionários do sis­tema carcerário, profis­sion­ais da saúde, puér­peras (mul­heres pós parte com até 45 dias) e cri­anças com idade entre seis meses e cin­co anos incom­ple­tos, a vaci­nação segue até o dia 1º de jun­ho. A expec­ta­ti­va do municí­pio é vaci­nar cer­ca de 20% da pop­u­lação

 

Con­fi­ra o cal­endário com­ple­to:

 

24/04 a 27/04 — Idosos, pre­sos e fun­cionários do sis­tema carcerário

24/04 a 1º/06 — Ges­tantes e idosos

30/04 a 04/05 — Profis­sion­ais da saúde

07/05 a 11/05 — Puér­peras (mul­heres que der­am a luz há 45 dias) e cri­anças com idade entre 6 meses e menos de 5 anos

12/05 – Dia D — Todos os gru­pos

14/05 a 18/05 — Cri­anças a par­tir de 5 anos até adul­tos com mais de 60 anos com comor­bidades (todos com pre­scrição médi­ca)

21/05 a 25/05 — Pro­fes­sores das redes públi­ca e pri­va­da de ensi­no

28/05 a 1º/06 — Todos os gru­pos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *