MUTIRÃO RETIRA MAIS DE 2,4 MIL TONELADAS DE ENTULHO DA CIDADE

Oper­ação limpeza durou três dias e ben­efi­ciou diver­sos bair­ros

Prefeitura de Resende - MUTIRÃO RETIRA MAIS DE 2,4 MIL TONELADAS DE ENTULHO DA CIDADE

Mais de 2.400 toneladas de entul­ho e lixo foram reti­radas das ruas da cidade durante os três dias de super mutirão real­iza­do pela Prefeitu­ra, através da Sec­re­taria Munic­i­pal de Obras e Serviços Públi­cos. O tra­bal­ho, que envolveu uma equipe for­ma­da por 35 fun­cionários, 15 cam­in­hões e sete máquinas pesadas, entre pás car­regadeiras, patrol e retro escav­adeiras, per­cor­reu cer­ca de 20 bair­ros da cidade, local­iza­dos na Grande Ale­gria, Cen­tro e Paraí­so.

De acor­do com a coor­de­nação do mutirão, nos três dias de limpeza, foram reti­ra­dos mais de 230 cam­in­hões de entul­ho das ruas, calçadas e ter­renos bal­dios, entre out­ros logradouros públi­cos. Entre os mate­ri­ais recol­hi­dos, e que foram lev­a­dos para o Ater­ro Verde man­ti­do pela Prefeitu­ra próx­i­mo a fábri­ca da Votoran­tim, estão restos de obras; móveis que­bra­dos; podas de árvores; limpeza de jar­di­nagem; fogões sem uso; sacos plás­ti­cos; embal­a­gens de papelão ou iso­por; uten­sílios domés­ti­cos que­bra­dos; além de car­caças de anti­gos tele­vi­sores e com­puta­dores.

A reti­ra­da de entul­hos, como restos de obra ou poda de jardim, bem como o descarte de mate­ri­ais inservíveis, como móveis que­bra­dos ou apar­el­hos estra­ga­dos, não é uma obri­gação do poder públi­co e deve ser fei­ta pelo próprio dono do mate­r­i­al, como esta­b­elece o Códi­go Munic­i­pal de Pos­turas.  Ape­sar dis­so, a Prefeitu­ra decid­iu faz­er um super mutirão na cidade neste fim de sem­ana pro­lon­ga­do, visan­do diminuir o aparec­i­men­to de roe­dores e pos­síveis cri­adouros do mos­qui­to trans­mis­sor da dengue.

A oper­ação teve iní­cio no sába­do, onde foram ben­e­fi­ci­a­dos com a ação os bair­ros Cidade Ale­gria, espe­cial­mente as avenidas Perime­tral Norte e Sul; Jardim Pri­mav­era I, II e III; Toy­ota I e II; Jardim Aliança I e II; Mirante da Ser­ra; Mora­da do Con­torno; Jardim do Oeste; Ale­gria Vel­ha; Mutirão e Ita­pu­ca, entre out­ros. Ape­nas nes­ta região foram reti­ra­dos 103 cam­in­hões de entul­ho, o que equiv­ale a 1.081 toneladas de mate­r­i­al.

Já no domin­go, os tra­bal­hos foram con­cen­tra­dos no inte­ri­or e nas ime­di­ações do Cemitério Munic­i­pal Sen­hor dos Pas­sos, no bair­ro Alto dos Pas­sos, além dos bair­ros Baix­a­da da Olar­ia e Ita­pu­ca, onde a oper­ação limpeza recol­heu 44 cam­in­hões de entul­ho, num total de 462 toneladas. Já nes­ta segun­da-feira, 30, o super mutirão de limpeza chegou ao Paraí­so e Cabral. No total, 87 cam­in­hões com entul­ho e mato foram reti­ra­dos do local, num total de 913,5 toneladas.

Como denun­ciar

As denún­cias sobre despe­jo de lixo e entul­ho em locais públi­cos podem ser feitas na Ouvi­do­ria-Ger­al do municí­pio, através do tele­fone 165 (lig­ação dire­ta) ou do e-OUV, através do site www.resende.rj.gov.br.