PREFEITURA FAZ SUPER MUTIRÃO DE LIMPEZA DURANTE FERIADÃO

Ape­nas na man­hã deste sába­do, 28, foram reti­radas cer­ca de 630 toneladas de entul­ho da região da Grande Ale­gria

Prefeitura de Resende - PREFEITURA FAZ SUPER MUTIRÃO DE LIMPEZA DURANTE FERIADÃO

O fim de sem­ana pro­lon­ga­do começou com um super mutirão de limpeza em Resende. Des­de às 7h da man­hã, máquinas, cam­in­hões e uma equipe for­ma­da por cer­ca de 35 fun­cionários, tra­bal­ham sem parar na reti­ra­da de entul­ho e lixo na região da Grande Ale­gria. O mutirão, acom­pan­hado de per­to pelo prefeito Dio­go Balieiro Diniz e pelo secretário munic­i­pal de Obras e Serviços Públi­cos, Vic­tor Sam­paio, retirou, ape­nas na parte da man­hã, 60 cam­in­hões de resí­du­os das ruas, num total de 630 toneladas.

Entre os bair­ros ben­e­fi­ci­a­dos com a ini­cia­ti­va, que está envol­ven­do 15 cam­in­hões, uma máquina patrol, uma pá car­regadeira e cin­co retro escav­adeiras, estão a Cidade Ale­gria, espe­cial­mente as avenidas Perime­tral Norte e Sul; Jardim Pri­mav­era I, II e III; Toy­ota I e II; Jardim Aliança I e II; Mirante da Ser­ra; Mora­da do Con­torno; Jardim do Oeste; Ale­gria Vel­ha; Mutirão e Ita­pu­ca, entre out­ros.

Entre os mate­ri­ais reti­ra­dos nas ruas, calçadas e ter­renos bal­dios, entre out­ros logradouros públi­cos, estão restos de obras; móveis que­bra­dos, como sofás, cadeiras e camas; podas de árvores; limpeza de jar­di­nagem; madeira que­bra­da ou podre; fogões sem uso; sacos plás­ti­cos; embal­a­gens de papelão ou iso­por; uten­sílios domés­ti­cos que­bra­dos, além de muito mato e até car­caças de anti­gos tele­vi­sores e com­puta­dores.

O obje­ti­vo da ini­cia­ti­va, que não é uma respon­s­abil­i­dade da Prefeitu­ra e sim de cada pro­pri­etário, é man­ter a cidade mais limpa e saudáv­el, dimin­uin­do assim o aparec­i­men­to de roe­dores e os casos de doenças como, por exem­p­lo, a dengue. O tra­bal­ho, que terá con­tinuidade no domin­go e na segun­da-feira, dias 29 e 30, pre­cisa con­tar com o apoio da pop­u­lação, como aler­ta o prefeito Dio­go Balieiro Diniz.

- Emb­o­ra a reti­ra­da de entul­ho não seja uma respon­s­abil­i­dade do poder públi­co, as equipes da Prefeitu­ra estão fazen­do um tra­bal­ho incan­sáv­el, inclu­sive durante a noite, para deixar nos­sa cidade mais limpa e saudáv­el. São toneladas e toneladas de resí­du­os, que estão deixan­do as ruas e indo para o Ater­ro Verde, que é o local indi­ca­do para isso. Mas todo este esforço não terá resul­ta­do se a pop­u­lação não colab­o­rar, fazen­do a manutenção, cuidan­do do espaço públi­co e denun­cian­do quem joga entul­ho em local inde­v­i­do – disse o prefeito, lem­bran­do que as denún­cias podem ser feitas para a Ouvi­do­ria-Ger­al do municí­pio, através do tele­fone 165 (lig­ação dire­ta) ou do e-OUV.

De acor­do com a pro­gra­mação, neste domin­go, dia 29, o mutirão de limpeza con­cen­trará suas ações no Cemitério Munic­i­pal Sen­hor dos Pas­sos, no bair­ro Alto dos Pas­sos, onde a oper­ação limpeza será real­iza­da das 7h às 15h. Já na segun­da-feira, 30, os tra­bal­hos serão desen­volvi­dos na região do Grande Paraí­so, das 7h às 17h, ben­e­fi­cian­do as comu­nidades do Cabral, Alam­bari, Mor­ro do Cruzeiro, Caste­lo Bran­co e Paraí­so Cen­tro

Cidada­nia e Dire­itos

Além do mutirão de limpeza real­iza­do pela Prefeitu­ra, os moradores da Grande Ale­gria tam­bém tiver­am uma man­hã de cidada­nia e laz­er neste sába­do, dia 28, com a chega­da do Mega Bal­cão de Dire­itos no bair­ro Toy­ota. Durante a ini­cia­ti­va, coor­de­na­da pela Sec­re­taria Munic­i­pal de Assistên­cia Social e Recur­sos Humanos, foram real­iza­dos 266 atendi­men­tos. Além dos serviços gra­tu­itos, presta­dos por uma equipe for­ma­da por cer­ca de 30 profis­sion­ais, o Mega Bal­cão tam­bém lev­ou para a comu­nidade ativi­dades de laz­er e cul­tura, como apre­sen­tações de teatro, dança e judô, entre out­ras atrações. As ações do Mega Bal­cão foram real­izadas no Ciep 347 Jorge Miguel Jayme.